quarta-feira, 14 de setembro de 2011

~ Das DDR Museum

Bom, esse texto vai ser inteiramente dedicado ao DDR Museum, o qual eu visitei quarta-feira passada. Até então foi o melhor museu que eu já fui aqui - e, talvez, na minha vida. Isso porque ele não mostra artefatos antigos, com alguns textos pra falar de alguma coisa do passado. Nele, você é levado a praticamente viver no então lado Soviético da Alemanha. Tirei algumas fotos nele, mas pra felicidade de vocês, fiz alguns vídeos também (mais um motivo pelo qual é legal de se visitar: não tem frescura quanto a isso).

Vamos lá, então: o DDR Museum (Deutsche Demokratische Republik, ou República Democrática Alemã) fica às margens do rio Spree, pertinho do Berliner Dom. Na entrada/saída há a loja de souvenirse ao lado fica o restaurante do Museu. Ele todo trata sobre os diversos aspectos da vida na Alemanha Oriental: trabalho, moda, cinema, rádio, televisão, casa, governo etc. Pra isso, há diversos painéis contando toda a história tanto em texto como em objetos da época, possuindo alguns deles janelas e gavetas, que obrigam você a abri-las pra descobrir o que há dentro e entender sobre o que está sendo contado. Há também uma montagem da casa da época: sofá, mesa de centro, armários, TV, banheiro, cozinha etc.

Mas bem, vamos às fotos:

Algumas profissões em alta na DDR. O trabalho nas fábricas era muito procurado e era bem pago.
Trabalhadores individuais bem como grupos ganhavam inclusive medalhas e seu nome na Parede da Fama.
E já existia happy hour naquela época :)


Um abraço 'pros brother' que fizeram Mecânica das Máquinas comigo! :)

Moda ditada pelo governo, produção roupas sintéticas a todo o vapor e as pessoas costuravam suas próprias roupas.

Itens de casa.

Cinema da época: filmes com propaganda política do governo nas escolas e censura dos anos 60 até o fim dos anos 80.


Moradia da época.

O vídeo não é dos melhores, mas se serve de consolo, pra mim também não foi lá o mais legal já que eu não entendi muita coisa do que o cara disse.

Diversos meios de comunicação e uma só opinião.

Juramento dos soldados da DDR.

Preparativos para a invasão da Berlim Ocidental.

Guarda-roupa de um soldado.

Darth Vader, ou como diriam outrora, Serviço Nacional.

Hino Nacional da DDR. Descobrir quais as palavras-chave dele não é um jogo tão legal. =/

Inspirados no hino da DDR, martelo, compasso e anel eram os símbolos que guiariam a reconstrução do país após a unificação.

Maquininha de simulação ultranacionalista.

Diversos partidos políticos e uma só opinião.

Todos concorda.

Aprenda a escrever em Russo, se conseguir apagar o que deixaram antes de você.


Expressões de ambas Alemanhas. Algumas mantém-se até hoje. Nessa placa você pode fazer as associações. Eu, claro, acertei todas! Ou não. =(

Bem, não sei se eu consegui passar o quão legal é o Museu. Senti que ficou faltando alguma coisa, mas isso é bom que quando possível você pode ir conhecer e ver o que falta. São 6 euros bem investidos!

Beijos e abraços, devidamente distribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário