quarta-feira, 14 de setembro de 2011

~ Ein paar (lustige) Nachrichten

Seguindo os conselhos do meu amigo Samuel e a inspiração que eu Tomei do meu brother paraibano Dante, vim falar um pouco de coisas engraçadas, estranhas, irritantes, curiosas, enfim... que aconteceram por aqui. Algumas delas nem merecem tanto destaque assim, e essas eu vou tentar dar uma agrupada. Vamos a elas:

1) Mit dem Fahrrad fahren
Lembra de quando eu aluguei a bicicleta pra dar umas voltas em Berlin? Bem, é possível que eu tenha deixado de contar um momento épico deste episódio. Eis que eu, perambulando pelas principais avenidas de Berlin, decido mostrar que anos e anos de bicicleta no paralelepípedo das ruas Frei Segismundo e Ceará, em Teresina, me renderam a destreza e perícia para pedalar sem as mãos. E, lógico não perdi a oportunidade de mostrar para todo mundo que é possível pedalar e, ao mesmo tempo, se alongar, estalar os dedos, guardar o celular no bolso, enfim. Até aí tudo bem! :) Até que num momento, prestes a subir um meio-fio, lá vou eu e seguro momentaneamente a bicicleta pra levantar o pneu dianteiro e... BAM! A borracha do manete saca fora e eu caio feito uma jaca no chão. Meeeeirmãão, a vergonha não foi pouca não. Em plena Unter den Linden, eu lá me recompondo do tombo, tentando fazer a bicicleta voltar a andar... Sim, porque a corrente insistia em não voltar a girar e quando voltou, começou a fazer um barulho horrível e logo quando eu tava indo devolvê-la. Consegui 'ajeitar'. Na hora de devolver, fiquei bem tenso vendo o dono da locadora conferindo o giro dos pneus, dos pedais e todo o resto da bicicleta. (Não! Não tem foto nem vídeo da queda! ¬¬)

2) Bestellung im Burger King
Seguinte... quando você fala o idioma mas não se sente seguro pra falar a qualquer momento com qualquer pessoa, você, vez por outra, faz uns ensaios mentais. Foi assim nessa história. Chego no Burger King pra fazer meu pedido e fiquei uns 3 minutos mentalizando tudo o que eu teria que dizer pra conseguir com louvor fazer meu pedido todo em alemão. Olhei pro cardápio e pensei: "Nummer 8, ohne Salat. Quando ela perguntar a bebida eu digo 'Cola'. Daí eu entrego o dinheiro e ela me dá o troco.". Agora sim, tudo no esquema chego lá:

- Guten Abend, ein nummer 8, ohne Salat, bitte. (Boa noite, número oito, sem salada, por favor)
- Menu?
- Ja ja, nummer 8.
- Aber die Menu oder nur das Sandwich? (Combo ou só o sanduíche?)
- (só entendendo 'nur das Sandwich') Menu, menu, menu!
- Mayo und Ketchup? (Maionese e catchup?)
- Cola zu trinken. (Coca-cola pra beber)
- ... (mulher não entende)
- ... (eu não entendo a mulher não entendendo)
- Yes, but do you want ketchup and mayo?
...

A partir daí todo o pedido se desenrolou em inglês e eu, desolado, tive que engolir esse sapo. Não bastasse meu fracasso, meu sanduíche ainda veio com tomate. Certo, tomate é uma fruta, mas, bixo, ninguém sai comendo tomate aí que nem sai comendo maçã. Tomate sempre (eu disse s-e-m-p-r-e) está na salada! O pior é que eu ainda não sabia que tomate não fazia parte da salada deles. Achei apenas que ela não tinha ouvido. E o problema de conseguir entender é que eles falam muito rápido.

Segunda vez, vou lá e penso: "seguinte, número 8, sem salada, sem catchup nem maionese, coca-cola pra beber".

- Hallo, nummer 8, ohne Salat, kein Ketchup und keine Mayo, Cola zu trinken.
- Menu?
- ... (pausa por um momento e daí eu lembro o que é o 'Menu') Ja, menu, menu, menu! (Por algum motivo eu repito a palavra várias vezes quando eu consigo entender).
- Ohne Tomate auch? (sem tomate também?)
- ... (tentando assimilar) Ja, ja, ja. Ohne Tomate!
- Hier essen oder mitnehmen? (comer aqui ou pra viagem?)
- ... (cri cri cri)
- Hier essen (apontando para o chão)?
- AAHH JA! Ja, ja, hier essen!
- Ist das alles? (isso é tudo?)
- ... (Ahn?)
- Is that all?
- Ja...  =/ (em tom de voz moroso)

Da terceira vez eu fui no gás. "Meirmão... hoje eu faço esse pedido todo em Alemão!". Meu objetivo era fazer o pedido todo de uma vez em alemão e assim foi:

- Hallo, eine Double Steakhouse, ohne Salat, ohne Tomate, keine Mayo, kein Ketchup, Cola zu Trinken!
- Menu?
- (NÃO É POSSÍVEL! - pensei.) Menu, menu.
- Hier essen oder mitnehmen?
- ... Ja, das ist alles!
- Ja, aber hier essen (apontando pro chão) oder mitnehmen?
- Hier essen, hier essen.
- Sechs, neunundneunzig (6,99).
- Danke schön.

E bem: essas foram as 3 vezes. Na próxima, EU JURO, eu vou consegui pedir tudo de uma vez:
- Hallo, eine Double Steakhouse Menu, ohne Salat, ohne Tomate, keine Mayo, kein Ketchup, Cola zu trinken, hier essen, nichts mehr! Danke schön!

--
Por enquanto ficam essas. Tá ficando tarde e eu tenho que acordar cedo. 
Vou tentar colocar mais algumas amanhã. :) Tschüs!

Um comentário:

  1. auhauhauahuahauh dessa vez até vou comentar.

    ri demais da história da bike! hahahaha
    e estou torcendo pra você conseguir fazer um pedido em alemão no bk hehe
    abs,

    ResponderExcluir