Bom, após uns dias sem poder vir aqui com calma por diversos motivos (inclusive um pelo qual eu jamais esperaria: preguiça - desculpa, galera), volto aqui pra falar de algo que pode interessar a muitos, desde que estejam aqui para aproveitar. É o transporte público de Berlin.
Bem, de antemão, digo que não vou saber explicar tudo porque não utilizei todos os meios de transporte disponíveis (e provavelmente não irei). Para informações completas, visite: www.bvg.de ou www.bahn.de.
No entanto, a experiência até então afirma que o que tenho pra falar é suficiente para se andar satisfatoriamente pela cidade.
Os principais meios são:
- U-Bahn e S-Bahn
Parecem ser a mesma coisa... e praticamente são. Uns dizem que um é mais rápido que o outro (o S-Bahn, por definição, deveria ser, já que o S vem de schnell - /xinele/, o último "E" mudo, rápido), já ouvi um alemão falando que o U-Bahn (Untergrundbahn) é melhor porque os "S" desde que surgiram se tornaram motivo de piada pra eles por causa de problemas nos trilhos, com a neve, portas que não abrem quando devem (e por isso eu já passei - e você fica com cara de retardado que se levantou pra sair e não saiu), enfim. Mas a verdade é que vejo a mais ou menos a mesma quantidade de pessoas entrando e saindo dos dois e eu e os turistas com quem já andei aqui não nos importamos com qual vamos pra determinado lugar, apenas pegamos o caminho mais rápido.
Malha de S+U-Bahnen de Berlin. Em todas as estações há murais com essa imagem ampliada.
Como vocês podem ver (eu acho), existem linhas bem conhecidas em Berlin: 2 que giram em círculos em sentidos opostos (S44 e S45), um que só serve pra ligar o Brandenburger Tor a Hauptbahnhof, passando pelo Reichstag/Bundestag (ver fotos nos outros posts, com a ressalva de que a foto com a legenda de Hauptbahnhof, na verdade, mostra a Alexanderplatz Bahnhof. Enfim, saibam apenas que é a estação principal), várias que passam pela Alexanderplatz, Friderichstrasse e Hauptbahnhof etc.
As outras curiosidades sobre os S+U-Bahnen é que não há cobrador, ou seja, teoricamente você pode pegar quantos metrôs quiser sem pagar, correndo o risco de ter algum fiscal dentro (que aparece esporadicamente pra questionar pelo ticket e caso você não tenha um válido, você deve pagar uma multa de 40 euros - até então, não passei por isso) e que eles são pontualíssimos, ou quase isso: quando eles chegam mais cedo nas estações principais, eles esperam o tempo que resta para dar o tempo programado e só aí seguem viagem (isso vale pra os outros meios de transporte também).
- Bus
Com uma cidade onde o transporte ferroviário é tão eficiente, não é preciso se preocupar muito com os ônibus. Particularmente só pego uma linha que é a que me leva de casa pra estação mais próxima. É igualmente eficiente (em relação a conforto e pontualidade). Nas paradas há sempre indicações do horário em que o seu ônibus irá passar (diferente do trens, que é eletrônico e mostra apenas quanto tempo mostra pro próximo chegar, nesse caso há um schedule de todos os horários e dias que aquela linha passa por aquele lugar).
Também diferente dos trens, você não pode pegar um sem um ticket, também em teoria: a 'fiscalização' é apenas mostrá-lo pro motorista. Eu, por exemplo, tenho um cuja validade é até dia 28/set (e isso está impresso no ticket), mas você passa tão rápido que o cara não tem tempo de ler (além de que são sempre umas 6, 7 pessoas entrando no ônibus). As curiosidades sobre eles é que todos eles possuem TVs e sistema de áudio pra alertar sobre qual é a próxima parada (os S-Bahnen não possuem uma TV, mas sim um letreiro, que dá no mesmo e os U-Bahnen possuem somente o sistema de áudio) e sempre que eles param, há um sistema de pressurização que abaixa o lado direito do ônibus (e facilita a entrada e saída de pessoas idosas e com deficiência).
- Straßenbahn
Muito similares aos S+U-Bahnen, sendo a diferença é que os trilhos são nas ruas como se pode ver na foto a seguir.
As linhas são nomeadas através de um M (este, por exemplo, é o M2). O conforto e a pontualidade se repetem aqui. Já a disponibilidade de linhas é menor (tanto de variedade, quanto das mesmas, o que reduziria o tempo de espera).
Mais curiosidades sobre o trânsito de Berlin:
- Quase ninguém buzina aqui (a não ser por algo realmente necessário);
- Não é raro ver algumas Mercedes e BMWs pela cidade;
- Muita gente anda de bicicleta (inclusive nos trens, mas para isso é preciso comprar um ticket com esta finalidade). Se este for o caso, há algumas condutas muito utilizadas tipo: acenar com a mão quando for dobrar, não andar pela calçada a não ser que haja uma ciclovia desenhada nela etc.;
- Nos mapas há as indicações A, B, C. São divisões de Berlin. A parte mais central de Berlin corresponde às letras A e B (meu ticket é AB, logo, me permite rodar livremente por ambas). A parte C é a região metropolitana, ou seja, é como se fossem as cidades-satélite de Brasília, Timon de Teresina, Caucaia de Fortaleza etc. (e para andar por lá, você precisa de um ticket AB-C);
- Até agora vi pouquíssimos engarrafamentos (coisa de, no máximo, 10 minutos);
- Até agora, nas ruas, vi apenas faixas brancas, mesmo em ruas e avenidas de mão dupla... Ainda não saquei como eles sabem diferenciar;
- A maioria das pessoas espera o sinal de pedestres abrir mesmo quando não vem carros, bicicletas ou Straßenbahnen (segundo me consta, há uma multa para isso também, mas eu, que quase sempre estou com pressa, ainda não tenho esse costume). Mesmo as que não esperam só atravessam na faixa de pedestres (???) Sobre os sinais de pedestre: na parte leste da cidade, os bonequinhos parecem soldadinhos e na parte oeste, é o bonequinho tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário