2 horas e 59 euros depois, estava eu chegando de trem a Frankfurt (curiosidade: na Alemanha, existem 2 cidades com esse nome: Frankfurt (Oder) e Frankfurt Am Main. A primeira, até onde eu soube é um interiorzinho fim-de-mundo na divisa com a Polônia; a segunda é o maior centro econômico da Europa, por possuir um dos maiores e mais centrais aeroportos, sediar empresas de diversos segmentos e inúmeros bancos, incluindo o Banco Central Europeu). A expressão 'Am Main' significa algo como 'no Meno'. Main é o nome do rio que passa pela cidade (Meno é o nome em português). Então é como se o nome da cidade fosse Teresina no Parnaíba, Fortaleza no Cocó, Recife no Capibaribe etc.
Continuando com as comparações, FaM pode ser considerada a São Paulo alemã (reservando-se, claro, as proporções - Frankfurt possui apenas cerca de 3 milhões de habitantes). Digo, é uma das cidades que mais recebe turistas no país, mas geralmente, estes vêm a negócios, não podendo ser considerada uma cidade com tantos atrativos turísticos.
Como já tinha almoçado em Nuremberg, parti direto pro hostel que ficava a 5 minutos da Hbf. A grande surpresa pra mim é que ele ficava na Rua Payssandu de Frankfurt. Payssandu é o nome de uma rua do centro de Teresina, que, como qualquer outra rua do centro de uma cidade Brasileira é cheia de lojas e, portanto, vendedores e clientes o dia todo. À noite, ela serve de bordel a céu aberto ou, em outras palavras, 'ponto' de prostituição. Isso mesmo, o hostel ficava numa espécie de Red Light District. De qualquer maneira, o 5 Elements Hostel foi, de longe, o melhor hostel em que eu fiquei, em relação a infra-estrutura, diversão pros hóspedes, proximidade aos hotspots da cidade.
Saí a tarde pra ir conhecer alguns lugares. Passei por uma passarela sobre o tal rio Meno, visitei o Museu da Arquitetura (muito legal! Havia uma exposição temporária sobre Ernst May, um urbanista 'frankfurtense' e uma fixa que mostrava várias maquetes de construções dos diversos períodos/locais históricos (pedra furada, Grécia, Roma, Idade Média até os dias de hoje), vi de perto uma infinidade de arranha-céus (z.B. Deutsche Bank, Banco Central Europeu, Main Tower - subi lá no topo... a cidade é realmente linda! -, Frankfurter Dom, Caricatura Museum (momento legal, em que eu percebi que já consigo entender humor alemão :D)
De noite, voltei ao hostel e fiquei por lá mesmo (não tinha dormido bem na outra noite e o dia tinha sido cansativo). Encontrei com 3 brasileiros: um gaúcho, uma paranaense e um paulista. Todos estavam morando na Irlanda, sendo que o paulista não estava em Dublin, como os outros dois. Conversamos pra caramba, cada um contando das suas experiências pela Europa. O gaúcho e a paranaense iriam no dia seguinte pro Marrocos, passar 2 noites no deserto; o paulista tava indo pra Oktoberfest em Munique (ele caiu na pegadinha alemã e foi parar em Frankfurt (Oder) antes de chegar em FaM).
No dia seguinte, nem consegui sair ainda cansado. Fui direto já encontrar a próxima carona, que me levaria pra Köln, uma das mais lindas e aconchegantes cidades da Alemanha, apesar de ser relativamente grande.
Fotos de Frankfurt em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.201546733247738.46729.100001772385053&type=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário