quarta-feira, 28 de setembro de 2011

~ Bundesfahren

[Ainda dentro do trem]
Bom, começando a série especial 'Inception: Reise in der Reise' (viagem dentro da viagem). Neste primeiro texto, vou explicar mais ou menos o contexto em que a viagem está acontecendo. Nós próximos eu falo mais sobre cada cidade. Então, recaptiulando: vim pra Alemanha pra estudar Alemão. Mas ninguém vai pra outro país só pra estudar a língua que é falada nele. Então, aproveitamos pra conhecê-lo.

Depois de 4 semanas tendo /no máximo/ até /próximo/ de Potsdam (cidade da região metropolitana de Berlin), resolvi chutar e balde e conhecer logo 'o país todo de uma vez'. Já planejava a viagem desde a segunda semana (leia-se 'havia entrado na dieta da maçã-uva-ovo-pão-água-e-chocolate pra economizar dinheiro') e pensei: 'Bom, daqui ainda vou pra Paris. A experiência em Berlin não vem sendo tão intensa (zona de conforto: falar em português com brasileiros, inglês com os outros estrangeiros na Alemanha)... Vou sair pelas principais cidades do país (leia-se 'sedes da Copa do Mundo de 2006') pra conhecer o país (até porque já haviam me falado que na Alemanha, há Berlin e o resto da Alemanha - eu divido ainda em: Berlin, Estado da Bavária, resto da Alemanha).

Isso até seguiu a lógica de que não faria sentido eu vir pra Alemanha na época da Oktoberfest e não ir lá. Logo, como já iria pra Munich de qualquer maneira, pensei: pô, vou voltar devagar, parando pelo caminho. E assim foi: pesquisei passagens, hostels e vi que encaixava no orçamento (que para estar em um nível aceitável, sofreu várias restrições e está submetido a intenso controle).

Na quinta-feira passada, eis que tenho já tudo acertado em Munique menos transporte. Avião: 180 euros; Trem: 120 = me ferrei! Lembrei então do /mitfahrgelegenheit.de/. Esse site é tipo a idéia mais genial que já existiui para baratear viagens (se não estivéssemos na Alemanha/Europa, serviria também pra fazer novos amigos, mas esses filhos-de-umas-éguas são muito fechados). Fica a dica pra quem quiser empreender em algo do tipo no Brasil (só acho que a idéia precisa ser adaptada a cultura brasileira: pontualidade, segurança, condições das estradas, entre outros fatores, determinam o sucesso da idéia aqui!). Resumindo: quem vai viajar de uma cidade pra outra, põe lá o dia/hora que tá indo, Treffpunkt e o telefone/e-mail. Você liga, diz que tá a fim, pergunta se ainda tem vaga - essas 3 etapas podem se repetir. MUITAS VEZES! - e aí confirma com a pessoa. O valor é o próprio motorista que define.

Depois de umas 10~15 ligações, sem sucesso (tudo ocupado já), consegui falar com um cara que tinha uma vaga e aí... meus créditos acabaram! PUUUTA QUE PARIUUU! Fiquei indignado, brother. E eu ainda dei sorte de comprar um chip de uma espécie de Vivo, no Nordeste: ninguém tem e é uma dificuldade pra comprar comprar. Pensei, pensei e bingo! Comprei crédito pro Skype (ainda tenho que entender melhor a taxação das ligações/SMS, mas ao que parece vale a pena). O cara não me atendeu mais. Mais ligações e eis que consegui uma vaga (já quase 22h). PRIMEIRA VITÓRIA PESSOAL: Conseguir falar e entender o que a galera falava. Tá o vocabulário se repete, mas mesmo assim, me senti fodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário